O Complexo Cultural de Planaltina é um espaço cultural criado e administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, localizado no centro da cidade histórica de Planaltina. Foi inaugurado em 4 de outubro de 2018 com o objetivo de promover, fomentar e desenvolver expressões culturais da Região Administrativa de Planaltina e do Distrito Federal e vem contribuindo significativamente para a universalização do acesso à arte e à cultura e para a valorização das influências regionais da cultura brasiliense.

Tem como foco estratégico ações estruturantes para consolidar circuitos e espaços de produção e difusão cultural que estimulem a sustentabilidade dos processos culturais; impulsionem os arranjos produtivos da cultura com vistas à geração de emprego e renda; reconheçam o protagonismo social e a diversidade cultural; fomentem os processos permanentes de formação, as ações de comunicação, pesquisa e os novos suportes tecnológicos voltados à cultura; formem novos públicos para criação e consumo cultural; contribuam na construção da cidadania pelo desenvolvimento da capacidade crítica, criativa e participativa da comunidade; proporcionem intercâmbio entre cultura e processos educativos; e promovam valores éticos, estéticos e culturais por meio de atividades que minimizem situações de riscos e de vulnerabilidade social, entre outros.

A Região Administrativa mais antiga do Distrito Federal conta com um espaço cultural com área de 1.160m², contendo: 01 cine teatro coberto com palco em estilo italiano, estrutura de camarins e sistemas de sonorização, projeção e capacidade de 340 pessoas; 01 anfiteatro em formato semiarena com arquibancadas ao ar livre e capacidade de aproximadamente 450 pessoas; 01 ala multiuso de 79 metros quadrados que recebe atividades variadas; 01 foyer e uma galeria de arte de 150 metros quadrados, sistema de iluminação em trilhos e 6 expositores (2,25m x 1,60m). Destaca-se que os ambientes possuem soluções de acessibilidade (rampas, barras de ferro, elevador, poltronas em tamanhos especiais e sinalização em braile).

Durante décadas a população de Planaltina lutou pela construção de um espaço cultural público na cidade. Por volta de 1990, o desejo foi atendido em parte com o funcionamento do espaço provisório da Casa da Cultura. Após o seu fechamento, em 1995, os artistas passaram a dividir os espaços existentes (Ginásio de Funções Múltiplas e Auditório da Administração Regional) com outras atividades esportivas e sociais, enquanto aguardavam a construção da nova Casa da Cultura. Em 2016, foi assinado o contrato para construção do edifício. As obras foram fiscalizadas pela comunidade cultural representada pelo grupo “União de Forças! Um Complexo em movimento” e pelo Conselho Regional de Cultura, que velou atentamente por sua conclusão. Aguardado por anos, o Complexo Cultural de Planaltina foi enfim inaugurado em 4 de outubro de 2018.

Desde sua inauguração o CCP tornou-se ponto de encontro dos artistas, da comunidade cultural e da sociedade como um todo. Mais de 30.000 pessoas frequentaram o espaço em seus quase dois anos de história. Já abraçou eventos como “Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal”, “Projeto I’ll be There (tributo a Michael Jackson)”, “Encontro de Folias de Reis”, Festival Parque Sucupira de MPB”, “Mostra de Cinema e Direitos Humanos”, “Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”. Todas essas atividades culturais fortalecem a cadeia produtiva e oportunizam acesso à cultura local e de todo o DF para a comunidade de Planaltina.

Siga o Complexo Cultural de Planaltina nas redes:

  • Facebook
  • Instagram