EQUIPE

Depoimentos dos integrantes do espetáculo

O INÍCIO

Pesquisa com Gaby Muñoz

DRAMATURGIA

Criação do Roteiro com Ana Flávia Garcia

O espetáculo Cria tem seu embrião gerado na pesquisa e intercâmbio das atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria com a artista mexicana Gabriela Muñoz, que se dedica à investigação do silêncio como um recurso cênico capaz de gerar uma comunicação universal. Durante dessa primeira etapa da pesquisa, sob a coordenação de Gabriela, foi investigada a utilização de recursos de iluminação para a criação de imagens poéticas e produção de conteúdo resultante das inquietações das intérpretes. Criou-se um repertório temático, com acervo de referências de textos e de imagens que daria origem à montagem.

CAÍSA TIBÚRCIO EM ENSAIO

Ao final de dois meses de maturação deste repertório, entra no processo a artista brasiliense Ana Flavia Garcia, que investiga os elementos da comicidade, do gesto à narrativa e é autora do conceito de dramaturgia de Síntese, para fazer a direção teatral do espetáculo, bem como sua dramaturgia.

IMAGENS DE REFERÊNCIA

Escher

Evolução

A Terra é a Vida

Imagem inspirada na "criação do homem" de Michelangelo

Com a chegada de Ana Flávia Garcia no processo, nós abandonamos a ideia de espetáculo não-verbal. Era necessário o uso da palavra para a comunicação acerca de algumas complexidades abordadas.

Concebemos juntas a ideia de um cenário em que, ao mesmo tempo em que as personagens se sentiam estagnadas, presas a (e de) um determinado esquema, elas se deslocavam pelo espaço alternando configurações de relações de poder entre elas e o ambiente.

A dualidade, a polarização, a ideia de opostos que se complementam , trouxe a imagem da GANGORRA GIRATÓRIA, e de uma dramaturgia que partisse da imobilidade à amplitude expansiva.

A partir destas definições e de nossas referências e inquietações, Ana escreveu o texto com a seguinte estrutura:

(imagem à direita)

CENÁRIO E FIGURINO

Por Roustang Carrilho

Referências para criação

da gangorra

A maquiagem poderia ser vista como naturalista, não fosse a ausência das sobrancelhas.

Construção da gangorra e serralheiros em momento de testagem

CRIA maquiagem.JPG

TRILHA SONORA

Composta por Decio Gorini

música_cria.png
DSC_0086.JPG

Processo de criação da trilha sonora original em ensaio e estúdio

Artigo publicado na revista Dramaturgias (2017) sobre a musicalidade e ressonâncias do espetáculo Cria.